Alimentos do Outono: As Castanhas

a70dd512b951c5e55057a057ebdd5b10

Anualmente, celebra-se a 11 de novembro o dia de S. Martinho. Uma das tradições de S. Martinho é comer castanhas assadas, um fruto seco sazonal muito apreciado pelos portugueses. Mas este alimento já não é apenas servido na sua tradicional forma. Ricas em hidratos de carbono, são utilizadas também nos pratos na forma de puré ou assadas, como substitutos do arroz ou da batata.

Estes frutos secos são ricos em vitaminas (como a vitamina C e caroteno) e minerais (como o potássio), tendo também uma elevada percentagem de hidratos de carbono (cerca de 88%) e água. Por outro lado, apresentam um baixo teor em sódio, o que os tornam um alimento ainda mais interessante para quem tem hipertensão arterial.

Mas, afinal, quantas castanhas se devem comer? Um cartucho de 12 castanhas (aproximadamente 100g), equivalem a 185 calorias, valor variável de acordo com o tamanho das castanhas. Apesar de, entre os frutos secos, ser o que fornece menos gordura e calorias, podendo afirmar-se que se trata de um alimento saudável, o seu consumo em doses exageradas não é aconselhável. Tal como todos os alimentos, o segredo está nas quantidades ingeridas e, consequentemente, no valor calórico ingerido diariamente.