Chegou o Outono: o que devo mudar na alimentação?

By 13 Outubro, 2016Notícias

À primeira vista, os dias mais curtos e frios, o tempo chuvoso, e o regresso à rotina parecem ser desanimadores. No entanto, o fim do Verão pode também trazer coisas positivas, como é o caso da alimentação. Nesta estação do ano, surgem muitos alimentos sazonais que trazem novas cores, novos paladares e novos aromas às nossas refeições.

Com as alterações climáticas desta época, surgem com frequência também alguns problemas de saúde, como as alergias, as gripes e os problemas respiratórios, que devemos prevenir. Assim, para além da atividade física regular, devemos ter alguns cuidados a nível alimentar para reforçar o sistema imunitário.

Eis algumas sugestões para usufruir do Outono com mais energia e vitalidade:

– Mantenha uma alimentação equilibrada, que privilegie o consumo de frutas e legumes. Estes alimentos são ricos em vitaminas e antioxidantes, com destaque para as vitaminas C, A, E e do complexo B.

– Introduza na alimentação os legumes e hortícolas da época, como acelga, agrião, aipo, brócolos, couve-de-bruxelas, couve lombarda, repolho, grelos, nabiças, espinafres, beterraba, abóbora, courgete, beringela, entre outros.

– Troque as saladas frias pelos legumes cozidos, estufados, grelhados ou salteados em azeite virgem e alho e abuse das sopas.

– Inclua na alimentação alimentos com benefícios comprovados no reforço do sistema imunitário, tais como o gengibre (natural ou em chá), ideal para prevenir e tratar de estados gripais, o mel, com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e a canela, que ajuda a combater infeções, para além da sua ação termogénica que contribui para a queima de gordura corporal.

– Aproveite os benefícios dos citrinos, ricos em vitamina C, antioxidantes, ácido fólico e fibras, com um papel importante na prevenção e no tratamento de gripes e constipações.

– Diversifique a sua alimentação com os frutos da época. O diospiro, rico em vitaminas A, B e C, minerais e carotenos, aumenta as defesas do organismo. Apesar do seu valor calórico, este fruto poderá fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, sem comprometer os objetivos de quem está a perder peso. A romã, baixa em calorias, tem um efeito depurativo e previne a obstipação. As castanhas, ricas em potássio, vitaminas A, C, E e ácido fólico, são muito energéticas e fortalecem o sistema imunitário.

– Beba água! Com o frio, usufrua também das bebidas quentes, como os chás, sem adicionar açúcar.

Mantenha o prazer à mesa, através de uma alimentação equilibrada e diversificada, sem excessos e sem aumentar o seu peso. Desfrute do Outono e, sempre que possível, aproveite os dias ensolarados, com uma exposição ao sol de 10 a 15 minutos, evitando, assim, carências em vitamina D.