Dia Mundial da Alimentação — 16 de Outubro

 

imagem FAO_dia mundial alimentaçao

Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural

Este ano, no Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – definiu como meta prioritária a erradicação da pobreza e da fome de maneira sustentável.

A discussão do tema definido – Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural – é urgente, uma vez que, apesar da contínua redução da fome a nível global ao longo dos últimos anos, estima-se que cerca de 795 milhões de pessoas sofrem de subnutrição crónica.

Para além do principal compromisso, que passa pela erradicação da pobreza e da fome de forma sustentável, o segundo objetivo é “pôr fim à fome, assegurar a segurança alimentar e uma melhor nutrição e promover a agricultura sustentável”, afirmou o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva.

Uma vez que a maioria das pessoas fustigadas pela fome vive em áreas rurais, será necessário construir sistemas agrícolas e alimentares mais sustentáveis, que sejam mais capazes de lidar e de responder aos impactos das alterações climáticas.

Para além do investimento na agricultura sustentável, será também necessária a conceção de sistemas de proteção social que contribuam diretamente para a redução da pobreza, da fome e da malnutrição, através da promoção do acesso a uma melhor nutrição, a mais cuidados de saúde e à educação.

Fonte: FAO