Dia Mundial da Diabetes

By 14 Novembro, 2015Notícias

diabetic

O dia 14 de novembro foi instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Diabetes.

A Diabetes pode ter diferentes etiologias, sendo que a Diabetes tipo 1, insulino-dependente, ocorre mais frequentemente em crianças e jovens, e a Diabetes tipo 2, conhecida como Diabetes do adulto, geralmente manifesta-se após os 35 anos. No entanto, atualmente verifica-se uma elevada incidência da Diabetes tipo 2 em jovens, sendo esta a variante mais frequente da doença.

Segundo a IDF, atualmente, 415 milhões de adultos têm Diabetes, o que corresponde a 1 em cada 11 adultos. Em 2040, estima-se que este valor atingirá os 642 milhões. Assim, é premente a aposta na sua prevenção. A adoção de hábitos de vida mais saudáveis como o combate ao sedentarismo e a prática de uma alimentação saudável, através do aumento do consumo de frutas e hortícolas e da diminuição do consumo de fritos, gorduras e doces são necessários para travar a disseminação desta epidemia.

No caso da diabetes ser já uma realidade, com o seu tratamento, pretende-se reduzir o número e a gravidade dos sintomas, através do controlo da glicemia. Para isso, além da alimentação e da prática de exercício físico, é essencial a terapêutica través da administração de insulina (no caso da diabetes tipo 1) ou da toma de antidiabéticos orais, habitualmente suficientes para tratar a diabetes tipo 2.

Porque a diabetes é uma doença silenciosa que se pode desenvolver sem sintomas durante muitos anos, faça exames de rotina, conheça os principais sintomas e fatores de risco, mas, principalmente, adote um estilo de vida saudável.