Dia Mundial da Vitamina D

By 2 Novembro, 2015Notícias

No dia 2 de novembro celebra-se o dia da Vitamina D. Atualmente, estima-se que pelo menos 1/3 da população mundial apresenta deficiência em vitamina D, o que representa um fator de risco para diversas doenças.  A vitamina D reduz o risco de desenvolver diabetes, depressão, osteoporose, doenças auto-imunes, doenças cardiovasculares, podendo também ser uma peça fundamental no tratamento de diversas doenças.

Uma exposição solar moderada e frequente garantirá níveis de vitamina D adequados. No entanto, a quantidade de vitamina D produzida irá depender do tempo de exposição da pele ao sol, da superfície da pele exposta, da latitude do lugar, da estação do ano, entre outros fatores.

Por sua vez, a alimentação, apesar de não ser suficiente, poderá contribuir para atingir as doses diárias recomendadas desta vitamina. De entre as principais fontes alimentares de vitamina D, destacam-se os peixes gordos, como a sardinha ou o salmão, o fígado e a gema de ovo.

Apesar de a vitamina D existir em quantidades significativas num número bastante limitado de alimentos, existem no mercado alimentos enriquecidos em vitamina D, que devem ser tidos em consideração antes de recorrer à suplementação.

Fonte:http://www.vitamindday.net

Vitamin-D-Day-2015